Muita gente gosta de estipular uma meta diária de ganhos no Trading Esportivo. As vezes essa meta pode ser de 2% sobre a banca, as vezes 5% e esses números, na maioria das vezes, são bem pessoais e dependem diretamente da pretensão mensal de quem os coloca.
Eu acredito que desde que você faça a gestão de banca correta e trabalhe com o princípio de gestão de risco, isto é, quanto maior o risco de uma operação, menor o investimento e quanto menos o risco, maior o investimento (sempre obedecendo um percentual máximo da banca), você pode trabalhar com a meta diária que se sentir mais confortável, já que não há restrições quanto a isso.
O único adendo que gosto de dar é que no fim das contas todos somos humanos e temos uma quantidade de “energia” que investimentos todos os dias para fazer algo.
No Trading Esportivo essa energia é consumida quase toda por nosso emocional.
Supondo, por exemplo, que a sua meta diária seja de 2% sobre a banca, mas hoje foi um dia ruim e você perdeu logo de cara 2%… Buscando a sua meta diária você teria que recuperar esses 2% e ainda ganhar mais 2% para bater a meta diária certo?
Pois é, geralmente quando temos algum red, ou seja, um prejuízo, acabamos nos estressando, perdendo o foco, tendo pressa, raiva e euforia. Acontece que tais sentimentos indicam que está na hora de “parar” o dia ou mesmo dar uma pausa para algum jogo mais tarde.
Se a dúvida é “quando devo parar”, as duas recomendações que sempre dou são nesses casos aqui:
- “Você já atingiu a sua meta diária, mas ainda tem muitos jogos bons no dia e você quer aproveitar”
Neste caso você está sendo ambicioso, e as vezes pode acabar deixando algo que está “seguro” escapar das suas mãos por simples ambição e desejo de querer mais. Lembre-se sempre de manter a sua linha de segurança nas operações. É como diz o velho ditado: “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”.
- “Você ainda não atingiu a sua meta diária e quer de qualquer maneira operar para atingi-la”
Pressa e trading esportivo são coisas que definitivamente não combinam e nunca vão combinar. Não importa se você atingiu ou não a sua meta diária, e sim se você está consciente que fez a sua parte buscando boas e seguras operações, que nem se precipitou, e que não deixou seus investimentos e sua banca a mercê do mercado. Fazendo citação a outro ditado popular: “quem tem pressa, come cru”!!
Fique calmo, boas operações só podem ser vistas por traders atentos, que não estão afobados e que não se martirizam por ter perdido determinada oportunidade.
Pense bem, é sempre melhor terminar o dia com a banca no 0x0 do que sendo derrotado pelo mercado! Se você não cumpriu a sua meta diária hoje, tudo bem… confie que fez o que pôde sem precisar se estressar ou ficar afobado com isso.
Mas lembre-se, ainda que você não tenha conseguido atingir o seu objetivo, não desdenhe do mercado ou de outras pessoas que dizem ter conseguido. Está é uma lição para a vida! Lembre-se que você e somente você é responsável pelo que lhe acontece!
Sobre o Autor
0 Comentários